Com a popularidade da loja de aplicativos da Google, que, aliás, é uma empresa que ficou conhecida justamente pelo seu buscador, sempre eficiente em indicar as melhores páginas para pesquisas, é normal que sua loja de aplicativos também tente se atualizar em suas recomendações.
Para essas sugestões acontecerem é usado um sistema de algoritmos, que baseado em palavras e números, detecta através de certas medidas, como por exemplo a quantidade de vezes que você digita ou clica em algo, uma preferência que você demonstra por algo em particular. Nesse caso, o que a Play Store fazia era recomendar os jogos pela quantidade de instalações. Agora, o que será feito é que vão medir pela quantidade de tempo que você passa nos jogos que instala.
Essa nova medida de algoritmo se chama engajamento. Por ele, além do tempo de jogo, será medido os itens que você adquire, compartilhamentos e interação (no caso de jogos em grupo online).
Ainda não há data para que esse novo sistema comece a acontecer, mas como já foi anunciado não deve demorar.
Além de jogos mais do agrado do público, a novidade também evita que alguns desenvolvedores façam instalações falsas para que seus jogos apareçam em destaque como se tivesse um grande grupo de pessoas baixando os seus jogos.
Dessa forma o algoritmo do engajamento se torna também uma medida de segurança.
Este mês tem sido agitado para a Google Play, que tem feito alguns pequenos, mas significativos pronunciamentos sobre melhorias ou novidades. Não tem muito tempo que a companhia anunciou que disponibilizaria um aplicativo grátis por semana.
O que você tem achado dessas novidades? Já pôde aproveitar alguma? Achou a ideia da nova forma de medida uma boa? Já conferiu nossa lista dos melhores jogos para Android 2017?
Não deixem de conferir e deixar seus comentários. Até a próxima!